L O G I N   D E   U S U Á R I O S
E-mail: Senha:
Artigos Testes Apresentações Cases Dicas

PROGRAMA DE MULTIPLICADORES
Foco: Discutir práticas modernas utilizadas pelas organizações para disseminar conhecimentos e aumentar a adesão a campanhas internas.

Aplicabilidade: produtividade, qualidade, inovação, higiene e segurança, saúde, atendimento, qualidade de vida no trabalho e outros
por Márcio Zenker

Uma das constatações das últimas décadas é a de que as áreas da organização devem trabalhar de forma integrada umas com as outras e a comunicação deve fluir entre os níveis hierárquicos. Organizações em que as áreas lembrando feudos ou ilhas, estão com dificuldades de adequar-se às demandas de mercado e perdem tempo, dinheiro, fornecedores, clientes e funcionários.

Um dos quesitos da época atual é que cada funcionário precisa ser competente na sua função e ao mesmo tempo realizar seu trabalho alinhado com os objetivos da empresa, produtividade, qualidade, segurança, orientação para clientes internos e externos e outros.

Uma das estratégias utilizadas para viabilizar a cooperação interna e a interação funcionário-organização é a capacitação de multiplicadores. Para isso, treinam funcionários voluntários para serem orientadores locais. Isso se aplica à Segurança. É comum profissionais de Segurança, Higiene e Saúde estarem juntos com os profissionais de Treinamento e Desenvolvimento em projetos, programas, campanhas ou atividades. Nessa parceria interna, há um complemento de competências técnicas, de gestão e humanas que aumentam a probabilidade de conquista de resultados.

Outra prática é a de que a área de Segurança do Trabalho, ao invés de atuar diretamente apenas com os colaborados no campo de acidentes e higiene, passa a contar com multiplicadores locais.
Esses multiplicadores podem ser, por exemplo, os supervisores das áreas da organização ou profissionais voluntários que são ou não gestores.
O multiplicador serve como um canal de comunicação entre a área de Segurança e as várias áreas de organização. Áreas essas que podem ser administrativas, industriais ou outras.
É bem-vinda a elaboração, realização, acompanhamento e avaliação conjunta do Programa de Multiplicadores entre a área de Segurança e a de Treinamento e Desenvolvimento. Dependendo do porte da empresa e de outros motivos, essa proposta pode ser inviável por não contar com um profissional de Recursos Humanos (Treinamento).

Os multiplicadores recebem treinamento sobre seu papel, formas de atuação e resultados esperados com o programa. Os multiplicadores continuam exercendo suas funções normalmente, ou seja, são profissionais que além de atuarem nas posições pelas quais foram contratados, também, exercem essa função complementar. Os multiplicadores observam o ambiente de trabalho sob a ótica das condições e atos inseguros. Orientam as pessoas que trabalham naquela área independente de serem seus colegas ou superior. Mantém a área de segurança informada sobre incidentes críticos e outras atividades.

A importância da colaboração interna entre áreas e níveis nos quesitos relacionamento, comunicação, motivação, liderança e outros evidencia o quanto os profissionais das organizações estão se tornando gestores de pessoas não só com suas equipes mas como apoiadores de indicadores organizacionais como produtividade, qualidade, higiene e segurança, saúde, atendimento, contribuindo para os resultados com satisfação dos envolvidos.


Fonte: www.insadi.org.br
Data Publicação: 1/9/2007
Márcio Zenker
Graduação em Psicologia pela USP. Especialização em Recursos Humanos pela FGV.   Consultor Técnico do SENAC no desenvolvimento de projetos de cursos e preparação de material de disciplinas - presencial e a distância.   É professor de pós-graduação da FEI, SENAC, FAPSS, UMC e FGV. Mestrando em Administração na FEI: Gestão da Inovação.   Prestou serviços de consultoria, workshops e palestras para Abbott, Aboissa, Alpargatas, Anaconda, Cantão, CESP, Ericsson, Hoechst, Holambra, Hewlett-Packard, Mercedes-Benz, Nestlé, Petrobrás, Petroquímica União, Randon, Plza Inn, Saint-Gobain, Sem Parar, Telemar, Unimed, Vaspex, Viação Cometa e outras.   É membro da equipe multidisciplinar do INSADI, voltada a implementação de programas de educação corporativa.
Clique para informações desta EXCLUSIVIDADE INSADI.
Clique para ver os detalhes do Treinamento
Oficina confirmada.Clique aqui para informações e inscrições.